segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

CAUSOS, CONTOS E HISTÓRIAS DE FANTASMAS



Olá crianças

Quem é que não tem causos, histórias de fantasmas para contar?

Eu acho que não tem coisa mais gostosa do que jogar conversa fora com os amigos, tarde da noite, até o momento que cada um começa a lembrar do seu acervo de causos e começa a contar aquelas histórias que dão um arrepio na espinha e medo de voltar sozinho pra casa.

Melhor do que isso, só contando causos ao redor de uma fogueira, no mato, num acampamento, com a lenha estalando no calor e os sussurros da noite e das corujas fazendo levantar os pelos do braço de tanto medo!



Mais gostoso ainda, é ouvir os causos contados pelos nossos avós, repetidos ao longo dos anos, aprendidos dos muito antigos. Junte-se a eles, e ouça as histórias sobrenaturais, com pitadas de sabedoria, que eles ouviram de seus próprios avós, e que fazem parte da riqueza cultural da família e da região em que cresceram. Não perca essa oportunidade preciosa!


Um grande beijo, e curta os causos que aprendi com meus avós e com os avós de amigos meus, que vou começar a compartilhar no http://sonhosdemariejo.blogspot.com!

Marie Jo

domingo, 7 de dezembro de 2014

O MOVIMENTO DADAÍSTA



OLÁ TURMA
JÁ ESTAVA COM SAUDADES DE COMPARTILHAR IDÉIAS MIRABOLANTES AQUI NO BLOG...
PROBLEMAS COM MUDANÇA, GUINADAS NA VIDA, CPU QUEBRADO, ESPERO RESOLVER EM BREVE.

PRA COMEMORAR A VOLTA, QUE TAL UM TEMA SUPER INTERESSANTE?

VAMOS FALAR SOBRE O MOVIMENTO DADAÍSTA!!!


EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

MAS O QUE FOI ISSO EXATAMENTE?

BOM, É UMA DAS EXPRESSÕES OU FORMAS DE FAZER ARTE QUE EU MAIS GOSTO, MESMO PORQUE NÃO TEM REGRAS OU FORMA DEFINIDA DE FAZER O DADAÍSMO...

VEJA MAIS EM:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Dada%C3%ADsmo


Embora a palavra dada em francês signifique "cavalo de madeira", sua utilização marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na fala de um bebê). Para reforçar esta ideia, estabeleceu-se o mito de que o nome foi escolhido aleatoriamente, abrindo-se uma página de um dicionário e inserindo um estilete sobre ela, de forma a simbolizar o caráter antirracional do movimento, claramente contrário à Primeira Guerra Mundial e aos padrões da arte estabelecida na época. Em poucos anos o movimento alcançou, além de Zurique, as cidades de BarcelonaBerlimColôniaHanôver,Nova York e Paris. Muitos de seus seguidores deram início posteriormente ao surrealismo, e seus parâmetros influenciam a arte até hoje.1 2
Eu redijo um manifesto e não quero nada, eu digo portanto certas coisas e sou por princípios contra manifestos (...). Eu redijo este manifesto para mostrar que é possível fazer as ações opostas simultaneamente, numa única fresca respiração; sou contra a ação pela contínua contradição, pela afirmação também, eu não sou nem para nem contra e não explico por que odeio o bom-senso


O impacto causado pelo Dadaísmo justifica-se plenamente pela atmosfera de confusão e desafio à lógica sugerido por ele, optando por expressar de modo inconfundível suas opiniões acerca da arte oficial e também das próprias vanguardas ("sou por princípio contra o manifestos, como sou também contra princípios"). O Dada vem para abolir de vez a lógica, a organização, a postura racional, trazendo para arte um caráter de espontaneidade e gratuidade total. Segundo o próprio Tzara:
Dada não significa nada: Sabe-se pelos jornais que os negros Krou denominam a cauda da vaca santa: Dada. O cubo é a mãe em certa região da Itália: Dada. Um cavalo de madeira, a ama-de-leite, dupla afirmação em russo e em romeno: Dada. Sábios jornalistas viram nela uma arte para os bebês, outros Jesus chamando criancinhas do dia, o retorno ao primitivismo seco e barulhento, barulhento e monótono. Não se constrói a sensibilidade sobre uma palavra; toda a construção converge para a perfeição que aborrece, a ideia estagnante de um pântano dourado, relativo ao produto humano.
Tristan Tzara4
O principal problema de todas as manifestações artísticas estava, segundo os dadaístas, em almejar algo que era impossível: explicar o ser humano. Na esteira de todas as outras afirmações retumbantes, Tzara decreta: "A obra de arte não deve ser a beleza em si mesma, porque a beleza está morta".


ENTÃO GENTE, FALOU DE LOUCURA, FALOU DE FALTA DE LÓGICA, FALOU DE DESAFIAR AS REGRAS, PODE CRER QUE É MEU AMIGO.

E PRA PROVAR COMO ESTOU AFINADA COM A CORRENTE DADAÍSTA, POSTAREI UMAS CRONICAS DADAÍSTAS NO MEU BLOG DE CONTOS, FIQUEM DE OLHO.

BEIJOS!!
MARIE

O PENTAGRAMA


Olá crianças
Então, hoje vamos falar sobre um símbolo sagrado que desde sempre vem sendo mistificado e injustiçado pelas pessoas sem cultura e com muita imaginação.


O pentagrama. O pentagrama é um símbolo muito antigo, representando o poder máximo do Universo, que seria Deus, ou a Deusa originária da mitologia celta.


Representa não somente as 5 forças ou virtudes do Universo, como os 5 elementos da Vida: Água, Ar, Fogo, Terra, Alma. O cinco é um número místico por excelência, pois são 5 elementos, 5 sentidos, 5 dedos das mãos, e por aí vai...

Representa também a sacralidade, a sincronicidade e simetria do Universo, a perfeição divina e também através do homem Vitruviano, representa a sacralidade da figura humana como espelho dos Criadores.

Você pode pesquisar mais na wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pentagrama

E também sobre o pentagrama invertido: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pentagrama

Pentagrama de pé ou invertido continua sendo pentagrama. Ele é utilizado apenas como símbolo de religiões pagãs, que mesmo não seguindo um Cristo, ainda são sagradas em sua essência.

Partindo da premissa de que não existe um Satã, pois não pode existir força no mundo que possa competir com a Deusa, ou com Deus, o pentagrama jamais pode ser considerado um símbolo do mal.



Pode sim ser usado em rituais de magia negra, que é uma arte muito antiga usada por pessoas menos instruídas que tem necessidade de prejudicar as pessoas com seu egoísmo, que utilizam a magia para a prática do mal.



Mas não é e jamais será um símbolo do mal. Mesmo quando representado com a cabeça de Baphomet, o bode, que originalmente seria a representação do Gamo Rei, o consorte masculino da Deusa que é morto na caçada cerimonial servindo de alimento para os participantes do ritual sagrado. 

Posteriormente, devido ás crendices e superstições criadas pelas Igrejas que pretendiam diminuir e prender as mentes das pessoas, o Gamo Rei acabou se tornando um bode símbolo do Diabo e o pentagrama invertido acabou se tornando um símbolo do satanismo, que é muito diferente do paganismo.
O pentagrama com o bode acabou sendo denegrido e o bode virou símbolo do demonio, pobre animal...


O pentagrama de pé seria o símbolo da Deusa, e o invertido, com as pontas imitando os galhos do Gamo, seria obviamente a representação do Gamo Rei.



O pentagrama é o símbolo de uma religião fantástica e infelizmente quase desaparecida da face da Terra por influencia do Cristianismo que foi usado para dominação dos povos na Antiguidade, como forma de influencia e subjugação.



Essa religião venerava a Deusa como a força nutriz e amorosa do Universo, e o Deus ou Gamo Rei como seu consorte, aquele que a defendia, que se sacrificava pela vida dos seus filhos. A religião dos druidas enxergava todos os seres humanos como seres sagrados, merecedores de vida, de prazer, de dignidade, de respeito, de abundância. Observava a sazonalidade da natureza, respeitava a Natureza, daí o Deus ser representado por um animal. Pois sem a natureza, não há humanidade.



Respeitava os ciclos, respeitava as plantas; curava pelas plantas, pela água que era igualmente sagrada.



O pentagrama representa tudo isso, e também, claro, a estrela da manhã, Venus, que é também outro símbolo da Deusa que podemos ver no céu todos os dias de manhã gloriosa.

Então, como eu disse, essa era a religião mais bonita que tinha no mundo. E com ela eu aprendi a ver todos os seres humanos como seres sagrados, uns mais burros, infelizmente, mas igualmente sagrados.

Então, com tudo isso, você ainda acredita que o pentagrama possa ser símbolo do diabo? Ou que o diabo existe? Eu não, o diabo é o mal que mora no coração dos seres humanos, infelizmente. A missão de cada um é destruir esse diabo para que somente as virtudes possam predominar na vida da gente.



Um grande beijo galera, e espero ter ajudado a esclarecer um pouco mais sobre esse símbolo tão bonito que ajudaram a denegrir ao longo da história da humanidade.

Marie

PS: OUVI FALAR QUE EM ALGUNS LUGARES AINDA CELEBRAM OS FOGOS DE BELTANE... CARA, PRECISO DAR UMA PASSADINHA LÁ... VEJA MAIS EM: https://beltanefiresociety.wordpress.com/about/about-beltane/

REFERENCIAS PARA DIY BOHO DRESS - REVEILLON

 PROJETO REVEILLON 2020 NA PRAIA - REFERENCIAS (SE TUDO DER CERTO...) MJ