quinta-feira, 19 de abril de 2012

MODA DA BELLE ÉPOQUE - ESTILISTAS - JACQUES DOUCET


Oi amigas

Bom, e já que estamos falando de moda de antigamente, vamos falar sobre os estilistas.

Gente, que saudades daquela época que eu nem vivi! (vai saber). Era tudo tão lindo, caprichado, formoso, pomposo, enfeitado, eram roupas feitas com arte!

Conforme já citei, tem um site muito bom sobre moda da Belle Époque que é o http://www.memoriavintage.com/2011/08/22/moda-belle-epoque-i-1895-1910/

De lá, fiquei sabendo sobre os estilistas que fizeram muito sucesso na Europa naquela época, a partir do seguinte excerto:

" No século XIX e início do século XX, a indústria da moda se expandiu a partir da produção de famosas marcas francesas como: Jacques Doucet (1871), Rouff (1884),Jeanne Paquin (1891), Soeurs Callot (1895),Paul Poiret (1903),Madeleine Vionnet (1912),Chanel (1925),Elsa Schiaparelli(1927) e Balenciaga (1937)."
Como o que estou procurando são fotos e conhecimento, vamos pesquisar mais sobre os estilistas. Vou colocar aqui para que vocês curtam comigo, links para os sites mais interessantes e fotos das roupas que eram um luxo!

JACQUES DOUCET (1853 - 1929)

Leia mais sobre esse renomado estilista no link abaixo:

http://cadernodemoda.blogspot.com.br/2011/07/jacques-doucet.html

Vestido de noite de Chiffon com bordados de Jacques Doucet
Vestido para baile de Jacques Doucet.

Vestido desenhado por Jacques Doucet

Procurando por imagens de roupas feitas em seu ateliê, quase caí pra trás de tanta coisa linda que encontrei. E quando encontrei o site abaixo, por causa do vestido de chiffon coral:

http://www.antiquedress.com/gallerymuseum22anew.htm

EU JURO! MAS EU JURO! QUE QUASE MORRI COM 366 ATAQUES DE BABA E PARALISIA FACIAL!!!!! ELES TEM ROUPAS ANTIGAS ORIGINAIS PRA VENDER!!! EU QUERO MORREEEEEEERRRR.....

Croqui de Jacques Doucet

OLHA AMIGAS, DEPOIS DESSA, ME SINTO CANSADA.
FOI EMOÇÃO DEMAIS PRA MIM POR HOJE.
Eu ía fazer um post só sobre todos os estilistas mas depois de digitar JACQUES DOUCET no google images, fiquei, tipo assim PUTA MERDA!

Mais fontes legais de roupas Jacques Doucet abaixo:

Oh My God That Dress
Linkhttp://omgthatdress.tumblr.com/

(The Metropolitan Museum of Art)
http://www.metmuseum.org/en/collections/search-the-collections?ft=Men%27s+Clothing&rpp=10&pg=6

Vestido para tomar chá (vou fazer uma versão pra tomar chimarrão...)

Chega, nem vou pesquisar mais. É muita coisa pra se ver num dia só!

Eu vou fazer uma confissão a vocês: eu me visto mal, muito mal, mas adoro moda e artigos relacionados.

Hoje, quase completando 32 anos, a única coisa que tenho certeza que quero ser quando crescer é mãe, porque de resto, ainda não me decidi. Sempre sonhei em ser escritora e até tenho alguns contos escritos e outros no rascunho, mas falta-me tempo, computador, e uma editora que me ame.

Detalhe da etiqueta do vestido coral.

Mas desde criança, além de adorar escrever histórias, meu outro passatempo secreto era desenhar roupas. Eu tinha até um portfólio já aos 10 anos de idade mas com as faxinas de final de ano, os anos que passaram e a burrice e falta de vontade que se alojou em mim, na adolescencia eu joguei fora meu portfólio e esqueci esse meu sonho absurdo... Que nem é tão absurdo assim mas pra eu que agora sou mãe, dona de casa, esposa e pobre de marré de si... pagar e cursar uma faculdade de moda parece ser um sonho distante e absurdo.

Mas quem sabe, com o tempo, eu acabe realizando.

O próprio Jacques Doucet (humpf, será que esse cãozinho foi a minha encarnação anterior.... hahahaha)

Se depender da minha paixão crescente após essas "descobertas" da Belle Époque que estou fazendo na internet, quem sabe um dia??? Tomara que Jacques Doucet me ouça e venha ser o meu guia espiritual. Com ajuda tudo muda, certo?



Beijos,
Marie Jo

POST SCRIPTUM

Pois é, e já que o Titanic me inspirou, eu andei fazendo mais umas pesquisas depois de terminar esse post e achei alguns sites que valem á pena compartilhar:

http://madameguillotine.org.uk/2011/03/18/titanic-fashion-1912/

http://www.costumersguide.com/jump.shtml

(com boas fotos de SAPATOS usados no filme Titanic)

http://www.vintageadbrowser.com/clothes-ads-1890s
um bom site de propagandas vintage de onde se podem tirar muitas referencias de roupas e sapatos de diversas épocas

Um comentário:

Monica Ferro disse...

Nossaa! Que legal!
Amei ver sua indicação para Memória Vintage ! Muito obrigada!
Seu post está super interessante, Parabéns!
Vou continuar fuçando por aqui!rs
Beijoca

REFERENCIAS PARA DIY BOHO DRESS - REVEILLON

 PROJETO REVEILLON 2020 NA PRAIA - REFERENCIAS (SE TUDO DER CERTO...) MJ