domingo, 16 de junho de 2013

CANTUARIA E SUAS ORIGENS

Olá prezados (as) senhores (as)
 
É com orgulho que apresento aqui um pouco da história, ou origem, do meu sobrenome, pesquisado na internet. As fontes parecem ser seguras, pelo menos.
 
O significado do nome, como visto em  http://www.ancestry.com/name-origin?surname=canterbury, é um nome "habitacional" de Canterbury em Kent, vindo do ingles antigo, algo como Cantwaraburg "cidade fortificada" (burch) das pessoas (wara) de Kent (Inglaterra).

Então, Cantwara virou Cantuaria... aham aham...


Outra fonte um pouco mais generosa e confiável é House of Names: http://www.houseofnames.com/canterbury-family-crest.
 
Talvez você encontre seu sobrenome por lá. A Casa dos nomes dizo seguinte (numa tradução meio literal, algumas palavras ou colocações eu não achei tradução exata então coloquei aquilo que entendi):

Variações sem fim de pronúncia são uma característica prevalente em sobrenomes normandos. Inglês antigo e da idade média carecia de quaisquer regras definitivas de pronúncia, e a introdução do francês normando adicionou um ingrediente desconhecido á receita lingüística. Finalmente, escribas medievais geralmente soletravam as palavras de acordo com a maneira como elas soavam, então podiam se referir a uma só pessoa por diferentes pronúncias em diferentes documentos. O nome era pronunciado, soletrado: Canterbury, Canterberry, Canterberrie, Canterbery e muito mais.

Encontrados primeiramente em Kent, onde possuíam uma casa ou sede familiar como senhores da Propriedade Senhorial. Depois da batalha de Hastings em 1066, William, Duque da Normandia, havendo prevalecido sobre o Rei Harold, concedeu a maior parte da Bretanha aos seus muitos barões vitoriosos. Não era incomum encontrar um Barão, ou Bispo, com 60 ou mais Senhorios espalhados através do país. Estes ele deu aos seus filhos, sobrinhos e outros descendentes de sua família e eles se tornaram conhecidos como sub-inquilinos.

Eles adotaram o sistema normando de sobrenomes que identificada os subinquilinos com suas propriedades para distingui-lo da parte sênior da família. Depois de muitas guerras de rebeliões entre seus barões, o Duque William, encomendou um censo de toda a Inglaterra em 1086 para determinar, estabelecendo de uma vez por todas, quem possuía qual terra. Ele chamou o censo de Livro Domesday, indicando que aqueles proprietários registrados teriam posse das terras até o fim dos tempos. Daí, por conjecturas, o sobrenome descende do inquilino ou vassalo das terras de Canterbury, Ralph de Canterbury, que possuía 4 casas previamente possuídas pela concumbina do Rei Harold, que foi registrada no Livro de Domesday do censo de 1086.
 
 Parece-me que tenho que pagar para ter mais informações no site, e também que o mesmo acompanha a origem das famílias Canterbury que migraram para os USA. Como esse sobrenome veio parar por aqui, permanece um mistério, já que carecemos de informações e documentos dos antepassados da família.

Mas na busca por brasões, acabamos topando com este que parece ser o oficial:


 Esta variação também aparece na busca, cuja descrição consta em: http://www.ngw.nl/int/aus/canterbu.htm, e a princípio seria uma adaptação do brasão da cidade de Cantuária (pra saber mais, entrem na página e joguem no bing translator, porque agora eu estou com preguiça):
E também, o lema, ou slogan que parece engrandecer nossa ilustre descendencia: MAGNUM NOMEN HABEMUS = NÓS TEMOS UM GRANDE NOME...

Chique.

Abaixo, algumas imagens e o brasão da Cidade de Cantuária:

 E tem até o site da cidade: http://www.canterbury.nsw.gov.au/www/html/7-home.asp

 Abaixo, o brasão da Universidade de Kent (http://www.thefullwiki.org/University_of_Kent):


Mais fotos de brasões de Cantuaria aqui: http://www.ngw.nl/heraldrywiki/index.php?title=Canterbury

Pelo que consta, então, os Canterbury tem origem ou ligação com a realeza Inglesa.

E com essa imagem de um escudo, e na falta de mais informações precisas sobre o porquê destes símbolos nos brasões, eu fecho esse post com uma pergunta: Elvis, você sabia disso quando criaram o logo da banda Little Crow??

Beijos,
Marie Jo Cantuaria

17 comentários:

Anônimo disse...

Meu nome tambem tem Cantuária! *-*

Anônimo disse...

Rosa Branca

Sinto-me também honrada em conhecer um pouco as minhas
origens, pois sou uma "Cantuária"!

Anonimato disse...

Amei!Mais uma Cantuária de plantão.

Unknown disse...

Temos um grupo da família Cantuaria que quiser participar enviar um whataspp com nome e telefone para 06292045553 Rogerio Cantuaria

Lico Cantuária disse...

Em Macapá, capital do estado do Amapá também temos uma familia muito grande @licocantuaria

NELLY MEDRONHO disse...

SOU NELLY CANTUÁRIA MEDRONHO...SOU DO BRASIL...RIO DE JANEIRO
MEUS AVÓS ERAM...IZELINA CANTUÁRIA MEDRONHO.. E JULIO CEZAR MEDRONHO..MEU PAI... DARCY CANTUÁRIA

Unknown disse...

Sou Shirlei Cantuária, meu pai era Luiz do Vale Cantuária e meu avô era Mário Thomás de Cantuária. Moro no Rio de Janeiro.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marie Jo Cantuaria disse...

genteeee só hoje que fui ler os comentários!!!
que bom achar tantos Cantuarias!!!
Que felicidade!

Unknown disse...

Aqui em Porteirinha - Minas Gerais também tem muitos da família Cantuaria, eu sou também.

Unknown disse...

Renata da Silva cantuaria pessoa

Unknown disse...

12 974036010

Unknown disse...

Meu sobrenome também é cantuaria,tenho familia em Porteirinha- MG 😱

Unknown disse...

Sou Gercina Araujo Cantuaria moro no Maranhão Impetatriz Ma nossa familia aq é grande

Unknown disse...

Meu nome Rogério Cantuaria sou natural de Goiânia GO meu número e 062992045553 temos um grupo caso queira participar.estao convidados

Unknown disse...

Sou Ney Cantuaria moro em Goianira Goiás filha de José Cantuaria de Souza já falecido

Jéssica Cantuária disse...

Oi me chamo Jéssica Cantuária moro em são Paulo mais minha família e mineira de Rio pardo

REFERENCIAS PARA DIY BOHO DRESS - REVEILLON

 PROJETO REVEILLON 2020 NA PRAIA - REFERENCIAS (SE TUDO DER CERTO...) MJ