JANE AUSTEN
Bom, já que comecei, vou continuar falando sobre meus escritores preferidos.
Me apaixonei por JANE AUSTEN quando assisti ao filme Becoming Jane, estrelado por Anne Hathaway e James McAvoy. O filme conta sobre a vida da jovem escritora, uma mulher muito á frente de seu tempo, justa e que não teve medo de viver solteira e se sustentar sozinha como escritora. A história do romance que Jane teve na juventude também é apaixonante, e nos faz pensar na sorte de hoje em dia termos a opção de escolher casar por amor, quando na época de Jane os casamentos eram arranjados por interesses.
Acima, um retrato de Jane Austen feito á lápis por sua irmã Cassandra.
(Único retrato original de Jane Austen, aquarela feita por Cassandra Austen, 1810.) Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jane_Austen
Biografia
Jane Austen nasceu em 16 de dezembro de 1775, em Steventon, Hampshire, Inglaterra, sendo a sétima filha do reverendo George Austen, o pároco anglicano local, e de sua esposa Cassandra (cujo nome de soltera era Leigh). O reverendo Austen era uma espécie de tutor, e suplementava os ganhos familiares dando aulas particulares a alunos que residiam em sua casa. A família era formada por oito irmãos, sendo Jane e sua irmã mais velha, Cassandra, as únicas mulheres. Cassandra e Jane eram confidentes, e hoje se conhece uma série de cartas de sua correspondência.
Eu já li Razão e Sensibilidade e Emma. Confesso que gostei mais do primeiro, adorei a maneira como ela retrata cada personagem e a época em que vivia, os costumes, maneiras, as paisagens da Inglaterra e o modo de vida de fins do século XXVIII e início do IXX.
Admiro Jane por ela ter tido coragem de seguir seu caminho na carreira literária assumindo os próprios riscos, sendo independente e escrevendo de forma crítica numa época conhecidamente puritana e machista
Se tiver a oportunidade, não deixe de ler as obras de Jane Austen, hoje tão importante para a literatura quanto William Shakespeare.
Um comentário:
OLá
Sou fã da Jane Austen. Meu livro favorito é Orgulho e Preconceito, mas também amo os outros.
Visite meu blog: www.descobrindojaneausten.blogspot.com
Estou traduzindo Lady Susan, um romance epistolar da mesma autora, que nunca foi publicado no Brasil.
Postar um comentário