quarta-feira, 22 de junho de 2011

ALFREDO VOLPI

Madona (Alfredo Volpi - 1950)
AI GENTE, COMO EU SOU REFINADA NÉ!Brincadeira, mas resolvi postar sobre Alfredo Volpi, pois estava pesquisando sobre ele para uma colega e achei super interessante. Vejamos a biografia extraída da Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfredo_Volpi

Alfredo Volpi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alfredo Volpi
Nome completo
Alfredo Volpi
Nascimento
Morte
Nacionalidade
Ocupação
Movimento estético

Biografia

Alfredo Foguebecca Volpi (14 de abril de 1896 a 28 de maio de 1988) nasceu em Lucca, Itália, e foi um pintor ítalo-brasileiro considerado, pela crítica, como um dos artistas mais importantes da segunda geração do modernismo. Uma das características de suas obras são as bandeirinhas e os casarios.Sem saber, viveu com pais adotivos. Autodidata, começou a pintar em 1911, executando murais decorativos. Em seguida, trabalhou com óleo sobre madeira, consagrando-se como mestre utilizador de têmpera sobre tela.
Grande colorista, explorou através das formas, composições magníficas, de grande impacto visual. Em conjunto com Arcangelo Ianelli e Aldir Mendes de Souza formou uma tríade de exímios coloristas, foco de livro denominado 3 Coloristas, escrito por Alberto Beuttenmüller (Ed. IOB, julho de 1989).
Trabalhou também como pintor decorador em residências da sociedade paulista da época, executando trabalho de decoração artística em paredes e murais. Realizou a primeira exposição individual aos 47 anos de idade.
Na década de 1950 evoluiu para o abstracionismo geométrico, de que é exemplo a série de bandeiras e mastros de festas juninas. Recebeu o prêmio de melhor pintor nacional na segunda Bienal de São Paulo, em 1953. Participou da primeira Exposição de Arte Concreta, em 1956.
Não pertenceu oficialmente ao Grupo Santa Helena, porém sempre ia visitar seus amigos que oficialmente participavam como Zanini e Rebolo , situado na Praça da Sé, em São Paulo. Faziam parte do Grupo Santa Helena os seguintes pintores: Aldo Bonadei, Mário Zanini, Clóvis Graciano, Fúlvio Penacchi, Rebolo e outros.
Em 1927, Volpi conheceu o seu grande amor: uma garçonete chamada Benedita da Conceição, apelidada de Judith. É quase certo que Judith tenha sido sua modelo para o quadro Mulata.

Adorei o trabalho dele. Alguns exemplos abaixo:

Grande Fachada Festiva (Alfredo Volpi – 1950)

Amendoeira (Alfredo Volpi – 1940)
Mais obras no álbum http://entretenimento.uol.com.br/album/volpi_musicacor_album.jhtm


Mulata (Alfredo Volpi)

Nenhum comentário:

REFERENCIAS PARA DIY BOHO DRESS - REVEILLON

 PROJETO REVEILLON 2020 NA PRAIA - REFERENCIAS (SE TUDO DER CERTO...) MJ